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3 agosto, 2017 • 6:32

As pessoas têm necessidades sociais, ou seja, de fazer parte de um grupo de interesses comuns, como escolar, de amizades, de trabalho, religioso, comunitário, político, dentre outros. Ao estarem envolvidas em um grupo, as pessoas se sentem mais felizes, satisfeitas com o que fazem, mais abertas e se sentem melhor por estarem próximas de outras que seguem objetivos similares, praticando valores compatíveis e obtendo apoio mútuo.

Participar de um grupo traz a sensação de integração, promovendo autoestima, segurança e bem-estar emocional. A autoestima costuma estar relacionada com aceitação, respeito e valorização. Isso reforça os nossos pontos fortes e percebemos que as ameaças tornam-se obstáculos menores.

Assim como as pessoas, as organizações também precisam fazer parte de um grupo. Com o mercado altamente competitivo, é quase impossível sobreviver sem o suporte de outras partes. É necessário se relacionar bem com fornecedores e criar vínculos mais fortes com eles; com os clientes, formando redes que integrarão as partes; com os acionistas, pois são eles que sustentam financeiramente a organização; e com os funcionários, que são a base fundamental de tudo o que fazem.

Porém, esses subgrupos são insuficientes. É muito comum vermos as empresas fazerem joint ventures, parcerias das mais diversas naturezas, numa relação ganha-ganha, e até mesmo fusões. Torna-se importante estar mais integrado, principalmente ao seu setor de atuação, por meio das associações de indústrias, câmaras de comércio, incubadoras, e isso depende muito do tipo da organização.

E o que 3M, Microsoft, Itaú Unibanco, Magazine Luiza, Beach Park, Ambev, Leroy Merlin, Santander e Mercado Livre têm em comum? Todas essas empresas cultivam um excelente ambiente para trabalhar, pois demonstram altos níveis de credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, adotam práticas culturais de ótima qualidade e seus funcionários se relacionam com confiança. Não seria uma boa ideia estar próximo dessas organizações? Fazer parte do grupo dos bons lugares para trabalhar?

As organizações não conseguirão mais seguir sozinhas, por melhor que sejam. A força do grupo completa os pontos vulneráveis de cada empresa. Essa noção de grupo é importante para reforçar a imagem de algo positivo, que é o fato de apresentar um bom ambiente de trabalho, cujas consequências vão muito além de agradar os funcionários.

Finalmente, quando fazemos parte de um grupo, é importante que nos identifiquemos com algo visual em comum, compartilhando um símbolo, cor, marca ou até selo. Por isso, o Great Place to Work concederá um selo de certificação às organizações que, após aplicar uma pesquisa válida, apresentar um bom ambiente de trabalho, ou seja, um índice de confiança de 70%. Com certeza, as organizações certificadas formarão um grupo seleto e especial, que será admirado pela sociedade, por transformarem ambientes de trabalho.

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4 Comentários

  • Postado por: Carolayne Barcelos •

    Parabéns pela ótima colocação e por ampliar bastante a visão sobre sanidade mental dentro das empresas. Gostaria muito que outras empresas tivessem oportunidade de ler esse texto, creio eu que iria alargar a visão de muitos. Hoje à diversas empresas que carecem disso. Grata!

  • Postado por: Maurean Feitosa da Silva •

    O trabalho em equipe em uma empresa visa o bem estar entre os colaboradores,um conhecendo o outro e dividìndo as opiniões em grupo,faz com que eles cresçam juntos.A falta de dialogo entre os colaboradores pode acontecer divergência e mal estar entre colegas,sendo assim o trabalho em grupo faz com a empresa cresça e as pessoas tenha um ambiente agradável,assim com um psicológico fortalecido o desenvolvimento da empresa vai ser maior.

  • Postado por: Edelvane barbosa moraes •

    Um time de futebol (flamengo) os funcionários são avaliados individualmente, pela utilização dos processos de organização, analisando se estão seguindo corretamente e levando a sério as solicitações dos superiores. Assim os jogadores pode até ganha bonificações, as bonificações podem ser ressaltar de versas maneiras como por exemplo: folga, brindes; esses conhecimento com certeza, ajudará, e muito, na transformação da companhia para um ambiente muito mais organizado, pois os funcionários irão se empenhar muito mais para manter processos organizados

  • Postado por: Andre Sales do Nascimento •

    Um bom local de trabalho é aquele que o funcionário trabalhe com satisfação. Consequentemente a melhora no rendimento.melhora o ambiente de trabalho. Gerando produtividade para a empresa e satisfação para ambas as partes.

    ASSUNTO-CO.ESTÁCIO

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