06/04/16 por Casimiro Perez

Temos falado bastante sobre a importância de uma pesquisa de clima organizacional: o que ela é, como aplicar, por que é preciso entender o ambiente de trabalho, dentre outros assuntos. Agora, vamos aprofundar um pouco mais no como aplicar, e falar da importância de uma das ferramentas disponíveis: por que customizar sua pesquisa de clima?

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Pesquisas de clima, tais como o Trust Index©, podem (e devem) ser adaptadas de acordo com as necessidades da empresa. Geralmente, dois principais elementos da pesquisa podem ser customizados: demografia e as perguntas em si. Vamos começar com o primeiro.

Demografias podem ser incluídas em uma pesquisa de clima para analisar públicos específicos dentro da empresa (funcionários de alto potencial, ou de baixo desempenho, por exemplo). Tudo depende das ações que a empresa quer tomar com o resultado em mãos (nos exemplos anteriores, isso poderia ser entender qual as práticas ideais de desenvolvimento e entender os motivos do baixo desempenho, respectivamente).

Outro motivo pelo qual uma customização demográfica faz sentido é no caso de uma empresa com diversas unidades de negócio, como por exemplo, uma rede varejista. Dividir os resultados por unidade nesse caso permitiria saber o que está indo bem (e mal) em cada uma das diferentes lojas, e abre a possibilidade de diferentes planos de ação serem executados para engajar os colaboradores de cada unidade.

Um bom motivo também é avaliar a eficácia de gestores, individualmente (o que depois pode até contar como parte de uma avaliação de desempenho, por exemplo). Ter acesso aos resultados por gestor permite entender o relacionamento de cada um com sua respectiva equipe, e quais são seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados ao liderar outras pessoas.

Enfim, as possibilidades são inúmeras, só depende da estratégia da empresa relacionada à Gestão de Pessoas. Demografias podem ser tão específicas quanto desejado, desde que (no nosso caso) isso não fira a confidencialidade do respondente (link para artigo falando sobre a confidencialidade da pesquisa gptw).

Não menos importante é a possibilidade de customizar as perguntas da pesquisa em si. No nosso caso, novas perguntas podem ser adicionadas à pesquisa de clima, para entender temas relevantes ao momento específico que a empresa vive.

Por exemplo, a nova campanha de comunicação interna está surtindo o efeito esperado? Os funcionários estão preocupados com algum problema ou crise? As pessoas sabem o que se espera delas neste ano? Elas estão enxergando que seus colegas estão agindo de acordo com objetivos específicos?

Apenas recomendamos que não sejam feitas perguntas em excesso, para que o processo não se torne cansativo demais. Lembre-se que a pesquisa Trust Index já conta com 60 afirmativas padrão – provavelmente muitos dos pontos que se deseja saber já estão sendo detectados por essas afirmativas!

O GPTW também permite também que sejam removidas perguntas do Trust Index, fazendo uma versão reduzida e customizável da pesquisa. Nós chamamos esse serviço de Pulse Survey. Mas mantenha em mente que essa pesquisa não será válida para participação nos Rankings das Melhores Empresas para Trabalhar! Todas as perguntas do Trust Index devem estar incluídas na pesquisa para participação nos rankings (as perguntas adicionais podem ser realizadas sem problema algum, mas obviamente não serão consideradas para avaliação no ranking).

Também é possível contar com a ajuda dos consultores GPTW para estruturar sua pesquisa da melhor forma possível, caso essa seja uma necessidade.

E agora, você está pronto para aproveitar ao máximo a sua pesquisa de clima organizacional? 

 

 

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