08/04/16 por Christh Teixeira

Quando uma empresa faz uma pesquisa de clima organizacional, ela recebe uma série de dados sobre a liderança, o engajamento, e até a produtividade dos funcionários. Mas, o que fazer com tantas informações?

Participe da pesquisa GPTW!

Participe do processo das Melhores Empresas para Trabalhar e dê o primeiro passo para criar um melhor ambiente de trabalho e turbinar os resultados do negócio.

» Inscreva-se

Antes de começar a pensar em qualquer projeção, é preciso segmentar o que foi coletado, com recortes, para facilitar a interpretação. Eles podem ser por área ou tema. Assim, possibilita um domínio mais eficiente da sua estrutura.

São muitos números, que podem enganar se forem usados de um modo ingênuo. Entender cada parte do processo, portanto, é fundamental. Há pesquisas de clima organizacional que já oferecem o resultado fragmentado.

Depois de esquematizar os resultados, é preciso ver quais pontos precisam de maior atenção. São os chamados “a melhorar”. E para melhorar, de fato, se faz um plano de ação para cada um deles, com objetivos e prazos estabelecidos.

O Great Place To Work oferece relatórios pós-pesquisa, em que se aprofunda nos resultados e auxilia na definição de prioridades para cada plano de ação.

Siga a jornada de um plano de ação:    

  1. Segmentar. Faça recortes sobre o resultado da pesquisa. Geralmente, as empresas fazem sobre cada área, e a empresa, no geral; para cruzar os dados e saber se há um gap entre os departamentos e a companhia.
  2. Estruturar. Desenhe uma seleção dos indicadores de negócio e desempenho que vão ser colocados em prática para visualizar os resultados de um modo otimizado e eficiente.
  3. Planejar. Liste os problemas a partir da estrutura criada. Qual tem mais urgência de ser resolvido? O ideal é criar um plano de ação para cada um. Se não for possível, que os mais graves tenham prioridade.
  4. Executar. Coloque-os em prática.
  5. Análise. É preciso medir e avaliar os resultados obtidos. Com eles, comprovar o que tem sido feito de positivo, e melhorar o que é preciso.

 

 

 

Conteúdos Relacionados