01/03/16 por Christh Teixeira

O que leva uma empresa a fazer uma pesquisa de clima organizacional? Essa é uma pergunta comum na caixa de mensagens de um profissional de Recursos Humanos, que tem de repetir as mesmas palavras a todo momento.

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Este artigo, portanto, vai ajudar você. Pode compartilhar com aquele diretor do financeiro que desdenha dos resultados, ou com o executivo-chefe que quer entender melhor o que ela significa. Eles vão compreender a importância.

Comecemos com o que é uma pesquisa de clima? É uma ferramenta que identifica a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno da sua empresa. Eles respondem a questões definidas a priori, e de acordo com a sua realidade.

Para ser mais preciso, é por meio dela que você entende o que envolve a empresa além dos resultados. Como a liderança é exercida, se os funcionários estão integrados com os objetivos, e quais são as motivações da equipe.

São pontos fundamentais a serem considerados para o planejamento de uma empresa. Você decide se é preciso mudar a gestão de uma área, qual perfil deve contratar ou como aumentar a produtividade de cada equipe.

A pesquisa racionaliza as escolhas empresariais, e oferece um norte ao que fazer no futuro. Por esse motivo, deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, e ser uma prioridade para o RH.

Não se esqueça que pesquisas de clima devem considerar a realidade da sua empresa, além de capturar de maneira efetiva a percepção dos funcionários. Com esses objetivos em mente, o GPTW criou o Trust Index.

Trata-se de uma pesquisa de clima organizacional que foge do padrão presente no mercado. Cada pergunta tem um significado, segue uma narrativa, e está alinhada à metodologia global que avaliam as Melhores Empresas para Trabalhar nos mais de 50 países em que o GPTW atua.

As 60 questões que constituem a pesquisa traduzem o que é um ótimo lugar para se trabalhar na visão do funcionário. Juntas, apontam o caminho para tornar sua cultura em uma de alta confiança. Você acredita no funcionário, ele, em você. Quer um resultado mais completo?

É possível, e recomendado. O GPTW oferece relatórios que permitem avaliar o resultado da empresa questão a questão, e por diversas demografias diferentes para uma visão completa do ambiente de trabalho.

Fazer uma pesquisa de clima, portanto, tem importância pois:

  1. Racionaliza as decisões de negócio. Com o mapeamento de como funciona a empresa, o gestor sabe quais escolhas deve fazer sem afetar o ambiente interno. É mais efetivo, e capaz de promover mudanças.
  2. Produtividade. O líder saberá como aproveitar melhor o potencial de sua equipe, ao analisar a percepção dos funcionários sobre cada área.
  3. Talentos. Ajuda a manter os melhores profissionais, e os que tem mais potencial de crescimento, além de aumentar a atratividade da empresa.
  4. Destaque no mercado. Ter o selo das Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW é um grande diferencial para qualquer empresa e se reflete no fortalecimento da marca e em uma maior facilidade para atrair e reter talentos. 

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