12/04/16 por Christh Teixeira

O Great Place To Work® apresenta mais uma ferramenta que pode ajudar a sua empresa a se tornar um ótimo lugar para se trabalhar. Usado inicialmente pelo marketing, o Net Promoter Score (NPS) passa a integrar a estratégia das Melhores Empresas Para Trabalhar, ao funcionar como indicador do nível de satisfação dos funcionários.

Metodologia difundida no mercado,  avalia de um modo claro e simplificado se o colaborador fala sobre a empresa para quem conhece. Ninguém indica algo que não confia, não aprecia e que não se orgulha para uma pessoa próxima.

É mais uma visão sobre a percepção do funcionário, o que faz a pesquisa de clima Trust Index© ser mais assertiva. E deixa evidente essa eficácia se, por exemplo, o RH comparar o resultado com o de satisfação dos clientes. 

O que é feito dentro, reverbera fora?

É uma pergunta a ser respondida pelo NPS. Que faz, primeiro, uma questão quantitativa. De 0 a 10, você responde se recomendaria a empresa para amigos e familiares. E cada nota, identifica um determinado tipo de pessoa.

  • Quem responde entre 0 e 6 é considerado um detrator. É alguém que tem uma experiência ruim no ambiente de trabalho. Algo impede ele de se sentir motivado, e feliz na empresa. 
  • Quem responde entre 7 e 8 é considerado um neutro. É alguém que teve uma experiência normal, comum. Não superou as suas expectativas, nem as abaixou. Falta algo para ele se sentir satisfeito ali.
  • Quem responde entre 9 e 10 é considerado um promotor. É alguém que têm as suas expectativas superadas, e possui uma experiência agregadora. Logo, tem orgulho de compartilhar o que vive na empresa.

Em seguida, ele responde de um modo qualitativo. E mais específico: por que você deu essa nota? O que dá a empresa um material mais rico ainda para ser trabalhado, pois é um testemunho escrito sobre o que barra a motivação por lá.

O NPS, então, é calculado da seguinte forma:

% promotores - % detratores = Net Promoter Score.

E a partir do resultado, a sua empresa cai em uma zona de classificação: 

  • Excelência: Entre 75 e 100 | Qualidade: Entre 50 e 74.
  • Aperfeiçoamento: Entre 0 e 49 | Crítica: Entre -100 e -1.

É mais um indicador para entender o ambiente de trabalho, e ajudar a mensurar como os líderes e os colaboradores então interagindo. Entre em contato para saber mais como aplicar a nova pesquisa de clima Trust Index© na sua empresa.