11/03/15 por GPTW

Somos seres sociais, nossas interações são feitas através da comunicação. Por isso, não há como fazer uma gestão eficaz de pessoas sem ela. 

As Melhores Empresas para Trabalhar tratam a comunicação interna como uma prioridade absoluta, um dos pilares mais importantes para o aumento da confiança no ambiente de trabalho.

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É importante notar que a comunicação tem duas vertentes complementares: a comunicação corporativa e a comunicação no dia a dia, entre gestores e suas equipes.Enquanto a comunicação corporativa permeia toda a organização e esclarece as diretrizes, a comunicação cotidiana nas equipes é responsável por transformar essas diretrizes em realidade.

Para que o processo de comunicação seja efetivo, é essencial desenvolver a liderança, ou seja, preparar os gestores para sua tarefa mais importante: cuidar de pessoas. Por meio de uma comunicação frequente, sincera e transparente é que as lideranças fazem-se presentes e conquistam a confiança dos seus funcionários. 

Vejamos, por exemplo, uma das formas mais importantes de comunicação: o feedback. Muitos gestores tendem a evitar dar feedback, especialmente quando ele é negativo. Mas, na realidade, como mostra o estudo de 2014 da Harvard Business Review, os colaboradores querem receber feedback, inclusive o negativo (quando é dado da maneira correta, inclusive preferem-no ao feedback positivo):

2015.03.11 - Confianca e Comunicacao Um circulo virtuoso.jpg

E não é só isso: descobrimos em nossa pesquisa que, quanto maior o número de feedbacks oferecidos pelos líderes, maior é o grau de confiança dos colaboradores na empresa:

2015.03.11 - Confianca e Comunicacao Um circulo virtuoso.png

Por isso, todos os líderes – inclusive os CEOs e altos executivos não só devem estar inseridos neste ambiente em que comunicação eficaz e a alta confiança são as principais características, como devem ser os principais incentivadores deste processo. Eles devem estar sempre de portas abertas a todos os funcionários da empresa, ouvindo com atenção a todos e comunicando-se sempre com honestidade e clareza.

A comunicação é chave em qualquer momento da empresa, bons ou maus. No entanto, nos momentos de dificuldade ou turbulência, torna-se essencial. Confiança não se constrói do dia para a noite, por isso é importante que ela seja construída para que a empresa possa lidar com os desafios do futuro. 

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