11/04/16 por Christh Teixeira

O que faz um concorrente ter um desempenho tão superior ao de uma empresa? Ele tem acesso às mesmas ferramentas, clientes, logística e fornecedores. Alguma coisa de diferente há. E alguma coisa deve ser feita para mudar esse cenário.

Compare-se com os melhores!

O GPTW tem o maior benchmark do mundo. São sete mil empresas, com mais de 12 milhões de funcionários. Faça uma pesquisa de clima, e compare os seus resultados com quem coloca pessoas no centro da empresa.

» Saiba mais

Para sair do campo da imaginação, os empresários investem em pesquisas de campo, sejam elas de mercado ou de clima. Com os resultados em mãos, são capazes de tomar decisões com os pés no chão, mitigando riscos, e eventuais erros. Ou seja, é o ponto de partida para quem quer montar um planejamento de gestão.

Quem deseja colocar um projeto em andamento no mercado, porém, vai além da realidade da sua empresa. Com os resultados obtidos nas pesquisas, compara com o que tem sido atingido pelos concorrentes nelas e avalia os caminhos. Dessa forma, conseguem entender se é preciso fazer mais, ou menos. É um ponto de referência; chamado de benchmarking.

O benchmarking é um processo de comparação, seja de desempenho, preço, qualidade ou potencial. Com um retrato do que já tem sido feito pelos competidores, o gestor pode identificar oportunidades, pontos a melhorar, ou diferenciais e agir de maneira adequada.

Para quem faz uma pesquisa de clima organizacional, ele é fundamental. Ao relacionar os seus dados com os do segmento, há como encontrar os erros administrativos, e estratégicos, que têm inviabilizado o cumprimento de metas.

Isso acontece quando, por exemplo, um funcionário não se sente engajado e deixa de colocar todo o seu potencial por falta de motivação. Pode não parecer, mas essa é uma informação de negócio, que pode viabilizar um objetivo, ou deixar essa meta cada vez mais longe.

Com o benchmarking, se pode revisar atividades, processos e rotina. Mais do que isso: encontrar o diferencial do ambiente de negócio, que faz com que uma empresa possa se destacar diante das demais, para que ela não fique para trás.

O Great Place To Work® possui o maior banco de dados para benchmarking do mundo em pesquisa de clima organizacional. Mais de 7 mil empresas participam. 12 milhões de funcionários respondem, em 53 países que contam com a atuação do GPTW.

Quem trabalha com benchmarking de pesquisa de clima, encontra:

  • Apoio. Dá um suporte ao processo de decisão na empresa. A partir da base de dados, criada com a participação dos funcionários, justifica racionalmente as escolhas do negócio. Compara com o que faz os rivais, e muda o for abaixo do mercado. Assim, tem eficiência na gestão.   
  • Referência. A pesquisa GPTW oferece uma base de comparação dos resultados com o que tem sido feito pelas Melhores Empresas Para Trabalhar. É uma referência do que é feito em um nível de excelência.    
  • Caminhos. Com os indicadores de negócio, não fica à margem. Vê o que é prática, e têm opções sobre como resolver os pontos de melhoria.

Saia dos achismos. Entre na era das Melhores Empresas Para Trabalhar.

 

 

Conteúdos Relacionados