1.O que é GPTW Connect?

O GPTW Connect é uma plataforma de transformação do trabalho que aproxima empresas e pessoas de seus propósitos. No Connect você gerencia o programa de certificação da sua empresa e também a participação no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar. Nele estarão disponibilizados para download todos os documentos referentes a etapa de certificação e ranking (caso a empresa queira participar).

2.Como faço para inscrever minha empresa no ranking das Melhores Empresas?

Para concorrer aos rankings GPTW a empresa primeiro precisa se certificar por meio do programa de certificação do GPTW.

3.Por que o GPTW lançou o programa de certificação?

Acreditamos que ao transformar a qualidade dos ambientes de trabalho, podemos também transformar os valores e a maneira com que as pessoas se relacionam dentro e fora da empresa, contribuindo para a melhoria de nossa sociedade. Mais do que apenas uma crença, essa é a razão pela qual o GPTW existe.

Isso nos leva a crer que quanto mais empresas se juntarem a nós nesse objetivo, mais poderoso é o impacto positivo que podemos gerar.

Com isso em mente, criamos a Certificação GPTW.

Ao transformar os ambientes de trabalho, contribuímos para uma sociedade melhor. Queremos que o maior número possível de empresas tenha esse propósito em mente. A certificação GPTW surgiu para expandir nossa capacidade de reconhecer as boas organizações. Essa nova opção não conta com número limitado de empresas reconhecidas como nos rankings GPTW e garante que todos os bons ambientes de trabalho de acordo com nossa metodologia (aprovação de pelo menos 70% dos colaboradores) tenham seus esforços reconhecidos e ganhem visibilidade.

A empresa será certificada se:

  1. Atingir o número mínimo de respondentes para que sua pesquisa seja valida;
  2. Atingir 69.5% ou mais no Trust Index;

Clientes certificados recebem:

  1. Badge da certificação válido por 12 meses;
  2. Elegibilidade para participar dos rankings de Melhores Empresas para Trabalhar;
  3. Um relatório em formato que compara seus resultados com nossos benchmarks - são três níveis de relatórios.

 

4.Ainda é possível fazer a pesquisa GPTW gratuitamente?

Não. A partir de agora, a pesquisa Trust Index só pode ser aplicada como parte do processo de certificação ou de um projeto de consultoria. O maior valor de uma pesquisa com os funcionários está em entender a percepção dos funcionários, e dessa maneira garantimos que nenhuma aplicação de pesquisa será desassociada da entrega de seus resultados.

 

5.Agora é preciso pagar para participar dos rankings das Melhores Empresas para Trabalhar?

Não. A participação nos rankings GPTW sempre foi e sempre será gratuita. Após ser certificada, a empresa pode escolher participar dos rankings das Melhores Empresas sem nenhum custo adicional.

6.Todos os planos da certificação vêm com benchmarks inclusos?

Sim. Se você adquirir qualquer plano da certificação, você terá direito a um benchmark – as empresas premiadas na última edição publicada (no momento de início da pesquisa) das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.

7.E se eu precisar de um relatório ou de mudanças na minha pesquisa que não estão contempladas em nenhum dos planos de certificação?

Caso a solução que você procura não esteja contemplada nos planos de certificação, você precisará do nosso serviço de consultoria. Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores para uma experiência mais personalizada.

8.O que são [agrupamentos/demografias]?

Tratam-se de maneiras de agrupar a população de colaboradores em sua empresa como, por exemplo: gênero, cargo, área de trabalho e tempo de casa. É importante criar esses grupos porque ao analisar os resultados, é possível entender de trabalho.

9.Quem pode participar do programa de certificação?

Qualquer organização com um mínimo de 5 funcionários pode participar do programa de certificação.

10.Quanto tempo leva o processo de certificação?

Isso depende da data de aplicação escolhida por você para aplicar a pesquisa. A partir dessa data, a pesquisa fica aberta para respostas durante 15 dias. Caso a pesquisa seja aprovada no processo de auditoria, no dia seguinte após o encerramento da pesquisa, os resultados já deverão estar disponíveis – e também o selo de certificação, se sua empresa atingiu os critérios necessários. Recomendamos que você também reserve pelo menos uma semana antes do início da pesquisa para comunicar os funcionários.

11.Minha empresa precisa se certificar apenas uma vez?

A certificação GPTW está baseado na pesquisa Trust Index, que tem validade de 1 ano. Portanto, o selo de certificação também possui a mesma validade. Após 6 meses da aplicação de uma pesquisa para certificação, a empresa já poderá renovar a certificação ou tentar novamente, se quiser.

12.Todas as empresas que participam do processo de certificação receberão um selo do GPTW?

Não. Participar do processo de certificação garante a aplicação da pesquisa Trust Index com os funcionários e a entrega de um relatório de resultados. Para receber o selo de certificação, sua organização deve cumprir a amostra mínima de respondentes e ser aprovada em nosso processo de auditoria. Além disso, 70% dos funcionários devem considerar a organização um Great Place to Work (isso significa uma pontuação igual ou superior a 69,5 pontos na pesquisa Trust Index).

13.Todos os funcionários irão responder a pesquisa para certificação?

Todos os funcionários submetidos às mesmas práticas e políticas de gestão devem sem contemplados na planilha de funcionários. Devem ser excluídos apenas funcionários terceiros.

Organizações com até 1.000 funcionários, todos devem ser convidados para responder a pesquisa. Se esse for seu caso, e você não foi convidado para responder a pesquisa, entre em contato conosco por meio do nosso chat, que está disponível em qualquer página do site www.gptw.com.br. Empresas com mais de 1.000 funcionários têm uma amostra aleatória de 1.000 funcionários que são sorteados para responder a pesquisa.

14.O que é a amostra mínima? Para que ela serve?

A amostra mínima é necessária para garantir que a pesquisa tenha confiabilidade estatística, ou seja, que o número de respondentes seja capaz de refletir, estatisticamente, a realidade da empresa. O cálculo da amostra mínima depende do número de funcionários da empresa. Se o número de respondentes após a aplicação da pesquisa for menor que a amostra mínima, a empresa não poderá ser certificada.

15.Foram encontrados erros na minha planilha de funcionários. Como eu faço para corrigi-los?

Quando você fizer o upload da planilha de funcionários e erros forem encontrados no sistema, você poderá fazer um download da planilha após o processamento dos erros. Nessa planilha, todas as células que estiverem com erro estarão destacadas em vermelho. Siga as orientações das primeiras linhas da planilha para corrigi-los.

 

16.Posso corrigir erros na planilha de funcionários que eu enviei para o GPTW?

Você tem até 1 dia antes do início da aplicação da pesquisa para fazer qualquer alteração à planilha de funcionários. Depois disso, a planilha será considerada a versão final e nenhuma alteração ou correção será permitida. Por isso, tenha esse prazo em mente e faça uma verificação cuidadosa da planilha antes disso.

 

17.Gostaria de entender mais sobre a etapa de comunicação aos funcionários.

Essa etapa é importantíssima para que a pesquisa com os funcionários seja realizada de forma adequada. Não se esqueça de que existe um número mínimo de respondentes calculado de acordo com o número de funcionários em sua organização para que a pesquisa seja considerada estatisticamente válida. Pesquisas com um número de respostas inferior a essa amostra mínima serão sumariamente eliminadas do processo de certificação. Durante a comunicação com os funcionários, os seguintes passos devem ser realizados:

  • A organização deverá avisar os funcionários sobre a realização da pesquisa – fornecemos modelos de comunicação diretamente na aplicação. Importante: Lembre-se de consultar os Termos de Compromisso  para entender como fazer a comunicação da maneira correta.
  • Cada respondente da pesquisa deve receber os dados de login e senha (que correspondem, respectivamente, ao seu CPF e data de nascimento, conforme informados na planilha de funcionários (portanto, assegure-se de que esses dados estarão corretamente preenchidos na planilha). É responsabilidade da sua organização, e não do GPTW, de distribuir esses dados para os funcionários. Caso você queira/precise que a distribuição dos dados seja feita pelo GPTW, ou que os dados de login e senha sejam diferentes dos especificados acima, você precisará entrar em contato com nossa Consultoria.
  • Comunicações complementares durante o andamento da pesquisa para relembrar os funcionários sobre o preenchimento da pesquisa podem ser realizadas, desde que não estejam em desacordo com os Termos de Compromisso.

 

18.Por que eu, e não o GPTW, tenho que distribuir os dados de login e senha para os funcionários?

Devido às políticas de segurança dos departamentos de tecnologia das empresas, é impossível garantir que nós conseguiríamos entregar os dados de acesso aos funcionários por e-mail – o que pode afetar a validade da pesquisa como um todo. Por isso, pedimos que os dados de acesso sejam utilizados usando os mecanismos de comunicação interna da empresa, assegurando que essas informações cheguem aos respondentes da pesquisa.

 

19.Estou me sentindo pressionado a responder a pesquisa favoravelmente. O que posso fazer em relação a isso?

Se você estiver se sentindo pressionado de qualquer maneira por sua empresa em relação à pesquisa GPTW, entre em contato com nosso canal de auditoria – e nós tomaremos as providências necessárias.

 

20.Como a nota da pesquisa com os funcionários é calculada?

As afirmativas do GPTW utilizam a Escala Likert, uma escala muito comum em pesquisas de opinião. Essa escala mede o grau de concordância em relação a uma afirmativa, com valores que vão de 1 (discordância absoluta) a 5 (concordância absoluta).

Para calcular a nota de uma afirmativa, consideramos apenas as respostas 4 e 5 (concordância absoluta ou na maioria dos casos) dos respondentes. Portanto, uma nota 84 em uma afirmativa de sua pesquisa, corresponde a dizer que 84% dos respondentes deram uma resposta 4 ou 5 para aquela afirmativa.

A nota final da pesquisa Trust Index corresponde a uma média aritmética simples de todas as afirmativas que a compõem.

 

21.Depois de me certificar, preciso aplicar outra pesquisa com meus funcionários para poder participar dos rankings? Por quanto tempo a pesquisa é válida?

Não. A partir do momento em que sua empresa for certificada a pesquisa – e a certificação – ficarão válidas por 1 ano, e sua empresa poderá participar de qualquer ranking dentro desse período. Uma edição de cada ranking existente do GPTW estará dentro desse período – o que quer dizer, que independente da data em que você sua organização for certificada, ela terá a chance de concorrer uma vez a todos os rankings existentes disponíveis a que ela for elegível.

 

22.Quando minha pesquisa pode ser considerada inválida?

Sua pesquisa não será considerada válida se:

I.O número mínimo de respondentes não for atingido. Esse número é determinado com base em cálculos estatísticos que garantem que os resultados sejam confiáveis.

II.Se a empresa falhar no processo de auditoria. Uma empresa será auditada quando forem encontrados indícios de que a empresa tentou, de alguma forma, influenciar os resultados da pesquisa, o que está em desacordo com nossos Termos de Compromisso.

 

23.Como funciona o processo de auditoria?

Nossos algoritmos irão procurar por indícios de que os resultados da pesquisa possam ter sido influenciados de uma forma não permitida pelo GPTW. Caso esses indícios sejam encontrados, a empresa passará um processo mais profundo de auditoria – e a concessão do selo de certificação será suspenso até que o processo tenha sido finalizado e a empresa aprovada.

 

24.Como eu sei se o selo de certificação de uma empresa é válido?

Faz parte de cada selo de certificação um QRcode único. Ao escanear o código com um dispositivo móvel, você será redirecionado para uma página dentro do portal GPTW com os dados sobre aquele selo – a qual empresa pertence, se existe alguma especificidade (por exemplo, se foi concedido a uma unidade específica ou toda a empresa) e a validade do selo. Considere como inválido qualquer selo que esteja desacompanhado de seu respectivo código.

 

25.Não precisei preencher o Culture Audit ou o Perfil Demográfico para participar da certificação. Isso está certo?

Sim. Esses documentos são necessários apenas para a participação nos rankings das Melhores Empresas para Trabalhar (para os quais a certificação é um requisito obrigatório). Ao ser certificado, você terá um prazo de 30 dias para entregar esses documentos se quiser participar dos rankings dentro do período de validade da sua certificação.

26.Todas as empresas certificadas poderão concorrer aos rankings GPTW?

Infelizmente não. Apenas empresas com mais de 30 funcionários podem participar dos rankings após serem certificadas. Isso ocorre porque amostras menores que 30 respondentes não são capazes de produzir a confiabilidade estatística necessária para um ranking.

27.Agora, como eu participo dos rankings GPTW?

Agora, para ser elegível aos rankings GPTW, uma organização precisa se certificar primeiro. Assim que receber os selos de certificação, você poderá selecionar os rankings em que deseja participar e terá 30 dias para preencher os documentos necessários para participação em ranking (Perfil Demográfico, Culture Audit e questionários complementares para alguns rankings específicos). Ao entregar os documentos dentro do prazo, sua organização está automaticamente participando de todos os rankings selecionados. Não cumprir o prazo implica na desclassificação de sua organização de todos os rankings dentro do período de validade da certificação.

 

28.Como funciona o posicionamento em ranking? (cálculo das notas, cortes)

Para calcular a nota final de uma organização nos rankings Nacional, Regionais e Setoriais do GPTW, é utilizada uma avaliação da empresa em três diferentes visões:

  • Nota final da pesquisa com os funcionários (Trust Index): peso = 56%;
  • Nota do comentário da pesquisa com os funcionários: peso = 11%;
  • Nota da avaliação do relatório de práticas (Culture Audit): peso = 33%.

É feita uma média ponderada com as notas e os pesos indicados acima. É importante lembrar que apenas empresas certificadas podem participar dos rankings. Além disso, as empresas são separadas em diferentes cortes:

  • Pequenas (30 a 99 funcionários) – exceto no ranking Nacional;
  • Médias (100 a 999 funcionários)
  • Grandes (acima de 1000 funcionários)

Empresas concorrem apenas com aquelas do mesmo corte pelas vagas disponíveis no segmento em que estão alocadas.

O ranking Mulher possui um questionário exclusivo, e a nota final das organizações é calculada de maneira diferentes. Consulte nossa página de rankings se quiser saber mais detalhes. 

Alguma outra dúvida? Entre em contato conosco clicando aqui ou ligando para

(11) 3093-7777!